Presidente em exercício Geraldo Alckimin sanciona no último dia 25 o Decreto Nº 15219 que institui o Dia de São Miguel Arcanjo.
- Pai Marcelo de Xangô
- 29 de set.
- 1 min de leitura

Sancionada pelo Presidente em exercício, Geraldo Alckimim, o novo Decreto tem como objetivo prestar homenagem a São Miguel Arcanjo, destacando sua relevância histórica, cultural e religiosa para o país. No Brasil, a devoção a São Miguel é marcada por missas, procissões e festas religiosas em diferentes regiões, especialmente no Nordeste.
A inclusão da data no calendário nacional, contudo, tem apenas caráter simbólico, sem impacto orçamentário, ou seja, não se trata de feriado.
Em Magé a Procissão de São Miguel Arcanjo, vem sendo realizada anualmente desde 1966, sempre no mês de setembro, no sábado próximo ao dia 29, dia de comemoração do santo. É organizada por um grupo de religiosos umbandistas pertencentes ao Centro Espírita São Miguel Arcanjo - CESMA -, região metropolitana do Rio de Janeiro. Os fiéis ao chegar reverenciam o andor com a imagem do Santo e se reúnem nas dependências do centro espírita antes do início da procissão. Na cozinha a refeição servida no dia da procissão é composta por uma sopa de carnes com legumes que é servida a todos os participantes. Durante o evento reúnem-se centenas de pessoas, entre os filhos, netos e bisnetos de santo do líder religioso, Pai Helcio Carneiro, todos pertencentes ao conjunto de terreiros associados ao CESMA.
O Instituto Cultural Carta Magna da Umbanda, através do seu Presidente Nacional Pai Marcelo de Xangô, participou da referida procissão pelo terceiro ano seguindo, demonstrando que a referida procissão é um ato de fé das comunidades tradicionais e demonstra a união entre as casas de umbanda da região e de outros estados.

Comentários