top of page

Câmara aprova Projeto de Lei que prevê Dia Nacional da Axé Music

ree

Câmara dos Deputados aprovou, em 25 de fevereiro, o Projeto de Lei 4187/24, de autoria da deputada Lídice da Mata, que institui o dia 17 de fevereiro como o Dia Nacional da Axé Music. A matéria segue agora para análise no Senado Federal.

O projeto visa consolidar o reconhecimento nacional do Axé Music, gênero musical que emergiu na Bahia nos anos 1980 e que, desde então, tem sido um dos principais expoentes da identidade cultural brasileira. A iniciativa também busca valorizar os artistas, compositores e profissionais da música que ajudaram a difundir o ritmo pelo Brasil e pelo mundo e reconhecer a geração de renda que provêm da data.


São 40 anos em que artistas se renovam, empregos são gerados. É um movimento importante que precisa ser registrado”, afirmou Lídice.

A proposta de criação da data comemorativa ganhou destaque em novembro de 2024, quando foi debatida em audiência pública na Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados. Na ocasião, especialistas, parlamentares e artistas exaltaram a relevância histórica e social do Axé Music como expressão das raízes negras da Bahia e do Brasil.


Origem

O Axé Music é um gênero musical que emergiu na Bahia nos anos 1980, impulsionado pelo Carnaval de Salvador e pela fusão de ritmos como samba-reggae, samba duro, ijexá e influências do candomblé, além de elementos do pop rock e de outras sonoridades afro-brasileiras e afro-latinas. O axé rapidamente conquistou o público e se expandiu para além da Bahia, consolidando-se como um fenômeno nacional, especialmente por meio dos carnavais fora de época.

A popularização do axé foi potencializada pela mídia, permitindo que artistas como Luiz Caldas, Daniela Mercury, Margareth Menezes, Ivete Sangalo, Durval Lelys, Bell Marques, Carlinhos Brown, Olodum e Timbalada se tornassem referências do gênero. Ao longo das décadas, o axé se reinventou, incorporando novas influências, permanecendo como um dos estilos mais emblemáticos da cultura brasileira.


Próximos passos

Com a aprovação do regime de urgência, o Projeto de Lei 4187/24 segue para análise no Senado. Caso aprovado, ele será encaminhado para sanção presidencial, oficializando o Dia Nacional da Axé Music no calendário brasileiro.


Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

FALE CONOSCO:

Obrigado! Em breve retornaremos seu contato.

  • X
  • Whatsapp
  • Instagram

Instituto Cultural Carta Magna da Umbanda
Sede Nacional - Rio de Janeiro

transferir.png

Av. Canal "A" Nº 1543 - Jardim da Paz - Praia de Mauá - Magé/RJ

(21) 98479 4501

sensorial fm.jpg

Visitantes do Site

©2025 por Doing. Todos os direitos são reservados ao ICMU/RJ.

bottom of page