Bruxo constrói igreja da pombagira no RS: "não cultuamos o diabo"
- Giovanna Arruda - Colaboração para a UOL
- 24 de jul.
- 2 min de leitura

Bruxo Malagueta, 32, pai de santo do Rio Grande do Sul, fundou a chamada "Igreja da Pombagira", espaço religioso inspirado na quimbanda. Segundo ele, a igreja foi criada com o propósito de acolher mulheres vítimas de diferentes formas de violência, além de promover rituais e práticas ligados à entidade pombagira.
O que é a Igreja da Pombagira
Inaugurada em janeiro deste ano, a casa localizada em Porto Alegre ficou conhecida por abrigar uma estátua de pombagira com 9 metros de altura. Ao UOL, o bruxo Malagueta, cujo nome é Wilian Brito, explica que o termo "igreja" foi usado para mostrar que os frequentadores "não cultuam ao diabo" ou a "questões negativas". "As pessoas chamam de 'centro de macumba', e por aí vai. Mas uma casa de religião [em religiões como umbanda e candomblé, é o local em que rituais e cerimônias são realizados] não é um local de adoração ao diabo, e pode ser chamado de igreja porque é um local de acolhimento, onde as pessoas são protegidas e podem ir para colocar sua fé em prática", afirma.
A religião predominante é a quimbanda. De matriz africana, a quimbanda segue diversos rituais tradicionais, e uma das principais figuras cultuadas é, justamente, a pombagira, que representa a força feminina. "Quando nós falamos em pombagira, nós falamos da ancestralidade feminina, principalmente das mulheres empoderadas, que conquistaram seu espaço em meio à sociedade, mulheres à frente de seu tempo", diz o bruxo.
Referência nacional nas religiões de matriz africana, Porto Alegre abriga cerca de 65 mil terreiros. Apesar de a quimbanda ter semelhanças com a umbanda, há diferenças importantes entre as duas religiões.
Segundo Brito, a Igreja surgiu a partir da junção entre a espiritualidade e o desejo de oferecer um espaço de proteção às mulheres. "A Igreja da Pombagira não deixa de ser um terreiro", explica. No entanto, a casa tem uma finalidade mais específica, já que é direcionada ao público feminino.
Essa ideia [de fundar a Igreja] foi do mundo espiritual. Os espíritos pediram para que essa obra fosse levantada. Bruxo Malagueta.





Comentários