Seminário - “Os desdobramentos do resultado do IBGE das religiões, com foco nas religiões dos Povos Tradicionais de Matrizes Africanas ”
- Pai Marcelo de Xangô
- 11 de set.
- 2 min de leitura

Atenção Povos Tradicionais de Matrizes Africanas, nós da CEVENB OAB RJ - Comissão Estadual da Verdade da Escravidão Negra no Brasil, temos um convite relevante para fazer!
Para o nosso Seminário - “Os desdobramentos do resultado do IBGE das religiões, com foco nas religiões dos Povos Tradicionais de Matrizes Africanas”
Ocorrera no Salão Nobre - 9º andar - 07/10/2025 - 14h00 às 18h00 na Av. Marechal Câmara, 150, Centro, RJ.
A proposta do Seminário é dialogar de maneira mais profunda, sobre o resultado do IBGE das religiões no Brasil, mais com o foco nas religiões de Matrizes Africanas, e tirar um documento pedindo iniciativas para fortalecer a constituição brasileira.
Também desejamos que o IBGE, reavalie a maneira de nos mapear, sobretudo, que entrem na campanha de conscientização de como eles nos identificam, pois acreditamos que podemos ter uma alteração significativa na próxima pesquisa.
Não menos relevante, teremos a presença do TJ RJ, MPF RJ, Defensoria Pública, IBGE, ISER, OAB, Fundação Palmares e a Deputada Estadual, com o objetivo de construirmos um diálogo para que as instituições nos ajudem na campanha da garantia de direitos e na proteção da constituição do Estado Laico.
- Iremos distribuir a "Cartilha de Documento Propositivo dos Povos Tradicionais de Direito" da Dep já atualizada com documentos extremamente relevante para os nossos terreiros.
E não a instituição melhor para dialogar sobre a garantia de direitos, do que a OAB, sobretudo, buscarmos uma reparação dos ataques que a constituição Brasileira vem sofrendo, e respingando em especial nos Povos Tradicionais de terreiro.
É de extrema importância termos o máximo de representante possível dos noventa e dois municípios, para que mostramos organização, representatividade e clamor de algo que nos aflige em todo o nosso estado.
Vamos juntos, não podemos perder esta grande oportunidade!
Comentários