ATAQUE DE INTOLERÂNCIA RELIGIOSA INCENDEIA TERREIRO EM BIRIGUI, SP
- Pai Marcelo de Xangô

- 22 de ago.
- 1 min de leitura
Na madrugada da última quarta-feira, 20 de agosto de 2025, a Fraternidade Umbandista João Baiano das Almas, localizada em Birigui, interior de São Paulo, foi alvo de um ataque de intolerância religiosa. O terreiro, liderado pelo Dirigente Espiritual Bábàloórisá Tiago Ty Obaluayê, foi invadido, roubado e criminosamente incendiado.
De acordo com Cris, Secretária da Fraternidade, a Polícia Científica realizou a perícia no local e constatou que o incêndio foi criminoso. O ataque resultou na perda total de todos os bens do terreiro, incluindo artefatos religiosos de valor sagrado, documentos e outros itens. Felizmente, não houve feridos no incidente.
Imagens de câmeras de segurança de imóveis vizinhos registraram a ação de pelo menos três pessoas envolvidas no ato criminoso. As gravações já foram entregues aos órgãos competentes e farão parte do processo de investigação para identificar e responsabilizar os autores do atentado.
O caso ressalta a crescente onda de intolerância religiosa que tem afetado terreiros de Umbanda e Candomblé em todo o país. Lideranças religiosas e membros da comunidade afro-brasileira clamam por justiça e por medidas mais eficazes de proteção aos seus locais de culto e à liberdade de crença, um direito garantido pela Constituição Federal. A comunidade local e apoiadores da causa manifestaram solidariedade à Fraternidade Umbandista João Baiano das Almas e ao Bábàloórisá Tiago Ty Obaluayê, aguardando que os responsáveis sejam devidamente punidos.











































Comentários