top of page

VEM AÍ - Encontro Nacional da Umbanda - RIO 2024

Atualizado: 20 de mar.


Nos dias 26, 27 e 28 de julho de 2024, o INSTITUTO INTERNACIONAL CARTA MAGNA DA UMBANDA – SEDE RJ tem o prazer de anunciar a realização do ENCONTRO NACIONAL DA UMBANDA, um evento que visa destacar a importância e a valorização da comunidade umbandista no Brasil e no mundo, assim como a elaboração e o aperfeiçoamento de instrumentos de combate à intolerância religiosa. Também considera-se a promoção do acesso da população em geral ao vasto patrimônio cultural material e imaterial das comunidades de terreiro.


A Umbanda é uma religião legitimamente brasileira em suas origens e tem seu marco de anunciação na manifestação do caboclo das Sete Encruzilhadas por meio da mediunidade de Zélio Fernandino de Moraes, em 1908, no município de São Gonçalo, localizado na região metropolitana do Rio de Janeiro.


Dentro de seus fundamentos podemos dizer que ela é cósmica, pois se alicerçam nos quatro pilares do conhecimento humano: a filosofia, a ciência, a religião e a arte; é crística para a maioria de suas vertentes. Seus aspectos, princípios, postulados e finalidades se baseiam nos ensinamentos dos mestres da luz, principalmente em Jesus; e é miscigenada, pois se fundamenta através dos povos, africano e nativos da terra, com contribuições do conceito espírita europeu e dos povos do Oriente.


O objetivo geral do Encontro Nacional da Umbanda é enfatizar a cultura afro-brasileira como parte constituinte da memória e da história nacional através de seus costumes e suas tradições, bem como a preservação da natureza pois o culto aos nossos Orixás tem nesses ambientes seus pontos vibracionais e magnéticos.


O documento norteador das discussões do evento é a Carta Magna da Umbanda e a sua relevância na comunidade umbandista, como um instrumento de promoção da unidade e da coerência para a difusão da religião, respeitando a liturgia e os estudos aplicados dentro de cada vertente.


O evento, realizado pela primeira vez no estado do Rio de Janeiro, será constituído por palestras e debates com a presença de renomadas personalidades; oficinas e workshops; conferências; cineclubes; visitas a pontos relevantes na construção de nossa religião, através da herança africana; exposição literária e de artesanato afro; apresentações culturais e uma culminância em uma grande manifestação pública na Praça do Marco Zero da Umbanda, em São Gonçalo/RJ.


Essa diversidade de atividades proporcionará aos participantes uma experiência enriquecedora e inspiradora, valorizando a Umbanda, declarada Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.

413 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page