top of page

Patrulha contra Delitos de Intolerância é implantado no município de Magé

Com a presença do Prefeito da Cidade de Magé, Renato Cozzolino, da Vice-Prefeita Jamille Cozzolino , do Vereador Léo Freitas, represantando o Presidente da Câmara Municipal, Vereador Valdeck, dos Secretários Municipais de Administração, Jocelino Cabral, de Cultura, Turismo e Eventos, Bruno Lourenço e de Assistência Social e Direitos Humanos, Flávia Gomes, bem como a sra. Izabel Cristina, representando o Secretário Municipal de Agricultura, foi realizado a solenidade de implantação do da PATRULHA CONTRA OS DELITOS DE INTOLERÂNCIA, na estrutura da Guarda Civil Municipal de Magé, serviço de suma importância no combate aos diversos tipos de discriminação e pioneiro no ESTADO DO RIO DE JANEIRO.


O Projeto proposto pelo Instituto Internacional Carta Magna da Umbanda - Sede RJ, e tem sua origem no Programa à Liberdade Religiosa “Cel PM Jorge da Silva”, lançado em 02/02/2022, sendo idealizado pela Mãe Lillian Duarte, Doutora “Honoris Causa”, pedagoga, capelã e pós-graduada em Ciência da Religião e adotado na PMERJ, sendo o  30ºBPM Teresópolis a primeira unidade a utilizar o serviço. Hoje o referido Programa já encontra-se instituído em toda as Unidades da Corporação.


A sua implantação coaduna com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) em parceria com a UNESCO no que tange a educação e ao combate às desigualdades étnico-raciais e aos preconceitos e discriminações previstos no Pacto de Combate ao Racismo e Promoção da Igualdade Racial – Rede de Cidades Antirracistas, da qual o município de Magé integra desde 2022. 

 

Este serviço, adaptado para, não somente ter a sua atuação nos casos de intolerância religiosa, demonstra a preocupação da atual administração pública, no desenvolvimento de políticas públicas de promoção ao combate à discriminação quer seja ela referente a identidade de gênero, orientação sexual, estado civil, raça, cor, etnia, nacionalidade, publicidade discriminatória, violência e discriminação contra pessoas idosas, com deficiência, indígenas, quilombolas e condutas que atentem contra os direitos de outras minorias.


Dentre as autoridades supracitadas, prestigiaram o referido evento também a Dra. Débora Rodrigues, Delegada Titular da 66ª DP - Piabetá, o Dr. Roberto Ramos, Delegado Titular da 65º DP - Magé, Sr. Sidney Almeida, Inspetor de Polícia - 66ª DP, Ten Cel PM Braziliano, Comandante do 34º BPM - Magé, Maj PM Helton Costa, Secretário do Programa de Proteção a Liberdade Religiosa da PMERJ, Marilene Formiga, Secretária Geral da Associação Espírita de Magé -AEM, Babalorixá Diego Costa, Mãe Lilian Duarte, idealizadora do Programa de Liberdade Religiosa da PMERJ, Leonardo Ulman, do Fórum Permanente contra Intolerância Religiosa de Magé, Ana Borges, Presidente da Associação de Moradores do Beco do Saci e Sandra Maria, Presidente da Associação de Moradores de Pau Grande.


Durante a solenidade também foram entregues os Certificados de conclusão, da 1ª Turma, do Curso de Capacitação para agentes de segurança, ministrado por especialistas na área.


A Patrulha contará também com uma viatura destinada ao serviço, mostrando a importância do tema para administração pública.


“Nós não precisamos de palavras e boas intenções. Nós precisamos de ações, de gestos concretos, de ações concretas para que possamos agir na prevenção contra esses delitos de Intolerância dentro de nosso Município”, disse o Secretário Municipal de Segurança e Ordem Pública, Sargento Lopes.






106 visualizações0 comentário

Hozzászólások


bottom of page