LAVAGEM DO CAIS DO VALONGO 2025
- Pai Marcelo de Xangô
- 16 de jul.
- 1 min de leitura

É com profunda emoção, respeito e sentido de pertencimento que nós, filhos e filhas do Ilê Obá N’la, convidamos todas, todos e todes para a 14ª Lavagem do Cais do Valongo, um ato de fé, memória e resistência, idealizado por nossa mãe, Edelzuita de Osogiyan, mulher preta e sacerdotisa que há décadas luta incansavelmente pela valorização das culturas de matriz africana, pela preservação dos saberes ancestrais e pela salvaguarda das memórias negras neste país que tanto insiste em apagá-las.
O Cais do Valongo, antes chamado de Cais da Imperatriz, é um território-símbolo das dores e das lutas do nosso povo. Foi o maior porto receptor de africanos escravizados de todo o mundo. Mais de um milhão de seres humanos foram desembarcados ali, arrancados de suas terras, línguas, famílias e humanidade. Vieram acorrentados, empilhados como mercadoria, tratados como coisas. Mas mesmo sob brutalidade, ali também chegaram espiritualidade, força, resistência e a semente de tudo o que somos hoje.
Hoje, esse chão carrega o título de Patrimônio Mundial da Humanidade, e a Lavagem do Cais é um chamado coletivo à reconstrução da nossa história, uma história que não começa com a dor, mas com a ancestralidade. É tempo de reverenciar nossos antepassados e manter viva a chama da nossa identidade.
Venha com a gente!
Traga seu axé, sua fé, sua presença.
Porque nós somos os passos de quem veio antes e a semente de quem ainda virá.
O Instituto Carta Magna da Umbanda se fará presente neste Ato importantíssimo para os Povos e Comunidades de TerreirOS.
Veja também a matéria em nosso instagram: https://www.instagram.com/p/DMKvTLZgt7V/
Comentários