top of page

Banda Samb'Axé sofre racismo religioso durante o 1º Grito de Carnaval da Cremação, em Belém-PA

No último dia 04/02, a banda Samb'Axé, sofreu Racismo Religioso durante o 1º grito de carnaval da cremação organizado pela Associação dos moradores da Cremação fundada pelo sargento Quincas. Tal fato ocorreu quando os mesmos foram se apresentar, o apresentador do evento, Sr. Luiz Guilherme, solicitou ao cantor da banda para que mudasse o repertório pois estava repetindo as músicas da apresentação anterior que também era um grupo Afro.

A Banda não conseguiu sequer cumprir o tempo de apresentação acordado de 1 hora, pois o referido apresentador toda hora interrompia com o mesmo pedido de alteração de repertório. Ao sair do palco, depois de somente cerca de 20 minutos de apresentação, a banda foi abordada pelo Sr. João Pantoja, da Coordenação do Evento que disse: "quem contratou vocês para tocarem aqui… eu não quero macumba aqui…. É carnaval, se vocês quiserem ouvir macumba vão para o terreiro de vocês... vocês nunca mais irão tocar aqui. “ , e quando percebeu que estava sendo filmado, o mesmo começou a dizer que estavam colocando palavras em sua boca e que o mesmo não estava sendo racista.

O Samb'Axé foi convidado para participar do evento através do Bloco Afro Axé Dudu e pela Coordenadoria do CEDENPA - Centro de Estudos e Defesa do Negro do Pará.

O fato foi registrado na Delegacia de Crimes Discriminatórios e Homofóbicos (DCCDH), onde será investigado pela Delegada Adriana Norat.

O fato repercutiu em Belém, tendo, a banda, recebido o apoio da COANT - Coordenação Antirracista de Belém, através do Sr. Cézar e de sua Coordenadora Sra. Elza Rodrigues, da Sra. Byany Sanches, Coordenadora Estadual da Secretaria de Estado de Igualdade Racial e Direitos Humanos e também da Federação de Mulheres do Estado do Pará - FEMEPA, através de sua coordenadora Cléa Gomes. A matéria também foi transmitida pela RBA TV - Rede Bela Aliança de Televisão.


VEJA TAMBÉM



Matéria transmitida pela RBA TV - Rede Bela Aliança de Televisão.



Nota de Repúdio da Coordenação e Jurídico do Samb'Axé



Nota de Solidariedade expedida pelo Movimento Afrodescendente do Pará - MOCAMBO



nota repudio axe
.pdf
Fazer download de PDF • 156KB

Nota de Repúdio expedido pela FEMEPA - Federação de Mulheres do Estado do Pará

34 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page