10 ANOS DA CAMPANHA JUNHO VERMELHO - A IMPORTÂNCIA DA DOAÇÃO DE SANGUE
- Pai Marcelo de Xangô
- 14 de jun.
- 2 min de leitura

O Junho Vermelho é uma campanha nacional, sendo mobilizada pelas três esferas de governo (federal, estadual e municipal), juntamente com organizações da sociedade civil e instituições de saúde privadas que buscam incentivar e conscientizar a população da importância de se doar de sangue. A campanha procura engajar a população nesse ato, apresentando-o como um ato de solidariedade que é responsável por salvar vidas.
O objetivo da campanha é reforçar os estoques dos hemocentros em todas as partes do país, estabelecendo o hábito nas pessoas de realizar a doação de sangue para garantir os cuidados médicos a quem necessitar. Essa campanha busca garantir que os estoques estejam sempre em situação estável, além de que o número de doadores seja o adequado."
A campanha Junho Vermelho surgiu por meio do Movimento Eu Dou Sangue, uma instituição que surgiu em 2011 para incentivar a doação de sangue. Por meio dessa atitude, estabeleceu-se uma campanha para incentivar de maneira mais intensa a população a doar sangue em 2015. Surgia assim o Junho Vermelho.
A escolha do mês de junho aconteceu porque nele é celebrada uma importante data comemorativa: o Dia Mundial do Doador de Sangue, em 14 de junho. Essa data foi criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como forma de homenagear os doares, incentivando outras pessoas a doarem também e também em homenagem ao nascimento de Karl Landsteiner, um cientista que foi pioneiro na descoberta dos grupos sanguíneos.
Nem todas as pessoas podem doar sangue, existindo alguns critérios que são estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Veja quem pode doar sangue:
pessoas entre 16 e 69 anos de idade (menores de 18 anos precisam de autorização dos responsáveis);
pesar no mínimo 50 kg;
ter dormido, no mínimo, seis horas nas últimas 24 horas;
estar bem alimentado (jejum de alimentos gordurosos nas últimas três horas e doar sangue somente duas horas depois do almoço);
estar com documento de identificação com foto;
idosos entre 60 e 69 anos só podem doar sangue se já tiverem feito isso antes dos 60.
Veja mais sobre "Junho Vermelho" em: https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/junho-vermelho.htm
Comments