O EVENTO
Considerando que os Povos de Matriz Africana e Afro Brasileiros são considerados patrimônio cultural imaterial ou patrimônio cultural intangível (abreviado PCI), uma categoria de patrimônio cultural definida pela "Convenção para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial" e adotada pela UNESCO, em 2003. e abrange as expressões culturais e as tradições que um grupo de indivíduos que preservam a memória e respeito a sua ancestralidade para as gerações futuras. São exemplos de patrimônio imaterial: os saberes, os modos de fazer, as formas de expressão, celebrações, as festas e danças populares, lendas, músicas, costumes e outras tradições.
Considerando que o Governo Federal em 2000, Instituiu o Registro de Bens Culturais de Natureza Imaterial que constituem patrimônio cultural brasileiro e cria o Programa do Patrimônio Imaterial, através do Decreto Nª 3551, de 04 de agosto de 2000.
O Encontro de Povos de Terreiros de Magé, estando em sua 2ª edição, foi elaborado como um evento cultural religioso no intuito de promover e divulgar os fazedores de cultura da região aliado a consciência do combate ao racismo religioso, por meio de diálogos com a sociedade através de palestras e rodas de conversas visando minimizar o impacto da intolerância e racismo religioso.
Um dos objetivos do referido projeto é proporcionar um aprofundamento nos assuntos de interesse das comunidades de terreiro, por intermédio de uma conscientização da importância de um levantamento estatístico das religiões de matrizes africadas e afro-brasileiras para em um segundo momento desenvolver a criação de um "Corredor Cultural do Axé".